domingo, 31 de maio de 2009

Assombrosa escrita


Como noticiava ontem o Jornal Público, há 48 anos, em 20 de Maio de 1961, foi assassinado o ditador Trujillo Molina, governante implacável da República Dominicana durante 31 anos.
"A Breve E Assombrosa Vida de OSCAR WAO" é o livro vencedor do Pulitzer Prize for Fiction 2008, escrito pelo, jovem dominicano Junot Díaz.
Como se anuncia, "em cada página, a pena de Junot cria uma obra de arte: a sua língua é uma manta de retalhos, uma canção, é uma fenda no muro entre as civilizações, as pessoas e as idades. e os seus heróis perseguem, através do humor e da poesia, o objectivo último de todo o ser humano: o amor".
Da primeira nota do seu romance ( é verdade: é um romance com notas) retiro o seguinte: "Para aqueles de vós que perderam os dois segundos obrigatórios de História Dominicana: trujillo, um dos mais infames ditadores do século XX, governou a República Dominicana entre 1930 e 1961 com uma brutalidade implacável e desumana. Um mulato corpulento, sádico e olhos de porco, que branqueava a pele, usava sapatos de cunha e tinha um especial carinho pelas miudezas da era napoleónica. Trujillo (também conhecido por El Jefe, o Ladrão de Gado Falhado e o Cara de Cu) acabou por controlar quase todos os aspectos da vida política, cultural, social e económica da RD através de uma poderosa (e familiar) mistura de violência, intimidação, massacre, violação, cooptação e terror; tratou o país como se fosse uma plantação, e ele, o patrão".

Sem comentários: