terça-feira, 11 de novembro de 2008

Fiódor Mikhailovich


Dostoiévski nasceu em Moscovo a 11 de Novembro de 1821 e faleceu em S. Peterburgo a 9 de Fevereiro de 1881. filho de um médico que se tornou nobre e jovem de saúde precária, vem a ser um dos maiores romancistas da literatura russa, autor de vasta obra que explora e desvenda o mais profundo da alma humana. Bem, Mal, Amor, ciúme, traição são estados e sentimentos inconfessáveis dos homens que o grande romancista - autor que ombreia com Tolstoi ou Tchekov - trata melhor que ninguém, explorando a alma profunda e mostrando as suas tragédias e contradições.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não se pode confiar em mim, sem confirmar dados nas enciclopédias de referência, na realidade, Fiodor Mikhailovitch Dostoievski nasceu a 30.10.1821, em Moscovo e faleceu a 28.01.1881 em S.Petersburgo.
De qualquer dos modos foi bem lembrado.

AugustoMaio disse...

Se reparar é o mesmo "erro" no nascimento e na morte. Só pode ter a ver com a alteração da contagem dos dias na Rússia e o calendário Ortodoxo. É de aceitar ambos os dias. Há fontes a dizer uns e outras a dizer outros.

De qualquer modo,fez bem em referir a questão.

Anónimo disse...

Acaba sempre por se aprender qualquer coisa e a curiosidade é que move o mundo (mesmo o da Web). Há uns blogs que sempre têm umas - ou mesmo uns - em forma descascada, com um efeito visual imediato, mmas acabamos por apreciar mais esta variaedade (sem prejuízo da outra). Talvez seja a diferença entre amor e paixão, como se diz.