terça-feira, 26 de agosto de 2008

The Smiths

The Smiths é uma banda inglesa, surgida na cidade de Manchester e bastante popular na década de 1980. A sua música já recebeu diversas classificações ao longo dos anos, seja como alternativa, pop, indie ou até mesmo o abrangente rótulo de Rock Inglês. O grupo existiu formalmente entre 1982 e 1987. O nome Smith é o sobrenome mais popular na Inglaterra (equivale ao Ferreira em Português). O objectivo era mostrar que a banda era formada de pessoas comuns.
Steven Patrick Morrissey após ter deixado a escola, sentiu-se "perdido", ficando em casa a ler e a escrever para para um jornal local e para passar o tempo. Até que certo dia em 1982, na sua terra natal, Manchester, Johnny Marr (John Maher) sugeriu a Morrissey, escrever letras para as músicas que andava a compor. No início apenas pretendiam fazer músicas para vender a outros artistas, mas pouco tempo depois decidem avançar para formar uma banda. Andy Rourke no baixo e Mike Joyce na bateria, foram posteriormente chamados para se juntarem à banda.
Morrissey escolhe o nome mais banal possível, The Smiths, em contraste com os nomes complicados e pomposos que as bandas escolhiam na altura (Orchestral Manoeuvres in the Dark, Depeche Mode, Classix Nouveaux...). As roupas que usavam em palco, simples e comuns, uma vez mais em contraste com as bandas "New Romantics" da altura que cultivavam o "choque" visual (esta atitude"no image" faz lembrar os The Cure de Robert Smith no início da sua carreira). Pessoas comuns a fazerem música era o que eles pretendiam demonstrar com esta envolvente. Os Smiths pretendiam também voltar a dar à guitarra o estatuto de instrumento privilegiado, rompendo com o panorama musical desta altura.
Depois de alguns ensaios e concertos assinam pela "Rough Trade", uma pequena editora independente, na primavera de 1983. O primeiro single da banda foi "Hand In Glove"; sensação nas tabelas independentes, mas é com o segundo single "This Charming Man" que a banda consegue obter um verdadeiro "hit" tornando-se o maior sucesso de vendas de sempre da "Rough Trade". "What Difference Does It Make" é outro single que também contribuiu para uma onda crescente de fãs ajudada pelas críticas fantásticas que a imprensa lhes dedicava.
A banda gera alguma controvérsia por alegadamente duas das suas canções que eram passadas na "BBC Radio", "Reel Around The Fountain" e "Handsome Devil" serem condescendentes em relação à pedofilia. Acusações que Morrissey refutou categoricamente. Outra música que gerou controvérsia foi "Suffer Little Children" que é acerca dos assassinatos perpetrados por dois homicidas patológicos em Manchester. Apesar de ser uma homenagem sentida às vítimas que eram da sua idade quando se deu a tragédia, pensou-se que seria uma maneira evidente de chamar a atenção, pois foi um dos crimes mais mediáticos de todos os tempos no Reino Unido.
Com todos estes antecedentes e já com uma vasta legião de fãs, os Smiths gravam o seu primeiro LP. Em 1984 sai o primeiro álbum, com o mesmo nome que o grupo, The Smiths, que atinge o nº 2 do Top do Reino Unido e é bastante aclamado pela crítica. Este álbum é particularmente importante porque vinha contrapor a tendência do “synth pop”. Além dos singles anteriormente editados, este álbum conta com as excelentes "Still Ill" e "Pretty Girls Make Graves".
Ainda em 1984 lançam dois singles que não tinham sido incluídos no álbum de estreia, "Heaven Knows I'm Miserable Now" que foi o primeiro single da banda a atingir o top 10 britânico, e "William, It Was Really Nothing" que julga-se ser escrita acerca do seu amigo, Billy Mackenzie, vocalista dos "The Associates". O compacto tinha como lado B uma das músicas mais elogiadas, "How Soon Is Now".
Meat Is Murder é o segundo álbum da banda e entra directamente para nº 1 em 1985. É um álbum politizado e que marca o início de uma série de entrevistas politizadas de Morrissey, nas quais critica as mesmas pessoas que o Robert Smith: Margaret Thatcher e a sua administração, a família real, o Live Aid e pessoas como Madonna e George Michael.
Mais três singles foram editados, "Shakespeare's Sister", "That Joke Isn't Funny Anymore" e "The Boy With The Thorn In His Side".
Em Julho de 1986 os Smiths lançam o disco que muitos consideram ser sua obra-prima: “The Queen Is Dead”. Para a "Spin" foi mesmo considerado o melhor álbum de todos os tempos e para a "Melody Maker", "NME" entre outras publicações, este álbum entrou no top 10.
Destaque para os singles "Bigmouth Strikes Again", "The Boy With The Thorn in His Side" e "There Is A Light That Never Goes Out", e "I Know It's Over”.
É nesta altura, entretanto, que começam a surgir os problemas. Divergências com a editora adiam o lançamento do álbum; Johnny Marr estava exausto e andava a beber demais e certas pessoas começavam a fazer-lhe crer que não precisava de Morrissey; Andy Rourke foi demitido da banda por problemas com heroína, mas acabou por regressar, apesar de ter sido momentaneamente substituído por Craig Gannon.
No meio deste ambiente tumultuoso que tomava conta da banda, são lançados dois compactos, "Panic" e "Ask", canções mais animadas do que a banda costumava fazer.
1987 é o ano da fatalidade, do confronto final de egos entre Johnny Marr e Morrissey, duas pessoas brilhantes mas com visões diferentes quanto ao rumo a seguir e assim chega ao fim uma das colaborações mais frutuosas da história da música e procedem ao desmantelamento da banda. Mas antes ainda editam o single "Sheila Take A Bow" e Strangeways, Here We Come que incluí belas canções como "Last Night I've Dreamt That Somebody Loved Me", "I Started Something I Couldn't Finish", "Death Of A Disco Dancer", "Girlfriend In A Coma", entre outras. O álbum alcança o nº 2 do top do Reino Unido.
Membros
Morrissey – vocais, letras
Johnny Marr – guitarras, teclados, baixo
Andy Rourke – baixo
Mike Joyce – bateria
Outros membros
Dale Hibbert – baixo (1982)
Craig Gannon – guitarra de ritmo (1986)
Discografia - Álbuns
The Smiths (1984).
Hatful of Hollow (coletânea, 1984).
Meat Is Murder (1985).
The Queen Is Dead (1986).
The World Won't Listen (coletânea, 1987).
Louder Than Bombs (coletânea, 1987).
Strangeways, Here We Come (1987).
Rank (ao vivo, 1988 [1986]).
Best...I (coletânea, 1992).
...Best II (coletânea, 1992).
Singles (coletânea, 1995).
The Very Best of The Smiths (coletânea, 2001).

Fonte wikipedia

1 comentário:

Ana Rita disse...

A dita cuja! :)
O meu pai chegou a ir a Inglaterra para assistir a um show deles (fora outras loucuras). lol
Um legado invejável...