segunda-feira, 28 de julho de 2008

Dicionário Imperfeito (A)

Agradar - É extraordinário como nos tornamos violentos quando queremos agradar ao mundo. Agradar ao mundo resume o comportamento da sociedade nos seus aspectos mais retóricos.
jjjkjjdjdjDJº
Amar - Nós, as mulheres, o que nos faz amar um homem é aparentá-lo com tudo o que amamos - o tempo da crise, da puberdade, da gestação, do enigma; os primeiros rostos, as primeiras carícias, os primeiros medos.
kkkkkkkkkkkk
Amor - O fenómeno mais herético é o amor. Ele não é bem recebido nem tolerado porque é uma força sem desistência e que não se revoga a si mesma.
gggggggggggg
Artista - A grandeza de um artista está na pluralidade e plenitude da sua sensibilidade. Todo o vasto espírito é sempre um tanto santo e outro tanto demoníaco. Todo o artista exagera ou dilui, aviva ou simplifica.
jjjjjjjjjjjjjjjj
Autor - O autor é um sintoma. Ele reflecte as condições políticas e sociais do seu tempo, isso é coisa sabida e repetida constantemente. Desde o pequeno xamã que pinta à luz dum archote o bisonte e a corça, na parede duma gruta, até à concepção de Guernica, nos tétricos estertores dum traço eloquente e sagrado, tudo pertence ao mesmo movimento, sintoma da raça humana em crise; exprime o arrepio estranho dos grandes espíritos em rebelião ou submissão, na alteridade da sua experiência.

1 comentário:

Passiflora Maré disse...

Muito interessantes estas definições subjectivas do dicionário imperfeito, pela mão de um artista das palavras.