quarta-feira, 2 de julho de 2008

Albert Cossery

Albert Cossery nasceu em 1913 no Cairo no seio de uma família de tradição cristã copta e faleceu a 22 de Junho de 2008 em Paris, onde vivia desde 1945. Foi um escritor egípcio de língua francesa, considerado um mestre do escárnio, ao mesmo tempo que foi, também, um profeta do prazer e da preguiça. Desde 1951 habitava o mesmo quarto do hotel La Louisiane situado no coração de Saint-Germain-des-Prés em Paris. Foi amigo de escritores como Boris Vian, Jean Genet, Henry Miller e Albert Camus, sendo admirado por todos eles.
A sua obra:
Mendigos e Altivos
Ed. Antígona- 1992 Primeiro livro de Cossery em português, conta a história de Gohar, professor universitário que resolve tornar-se mendigo tomado pelo nojo que sente da Universidade e da vida. Teve duas adaptações para o cinema.
Mandriões no Vale Fértil
Ed. Antígona- 1999 Galal o filho mais velho é tido por todos como o mais sábio porque não trabalha, dedica-se a ficar deitado e só levanta para as refeições. Rafik, o do meio renuncia ao casamento com a mulher que ama temendo que o casamento acabe com a tranquilidade que reina em sua vida. Serag, o mais jovem comete a loucura de procurar trabalho.
A Violência e o Escárnio
Ed. Antígona- 1999 Moradores de uma cidade próxima do Oriente, governada por um tirano, resolve contestar a sua tirania e grosseria levando-o ao ridículo.
A Casa da Morte Certa
Ed. Antígona- 2001 Este é o segundo livro de Cossery e foi publicado pela primeira vez em 1942. Para Cossery a ambição desenfreada por possuir e consumir é a causa de todas as desgraças do mundo.
Uma Conjuntura de Saltimbancos
Ed. Antígona- 2001 Agradáveis histórias de um grupo de jovens que buscam diversão e alegria alheios ao padrão que se espera de todos, em uma cidade onde nada acontece.
Os Homens Esquecidos de Deus
Ed. Antígona- 2002 Primeiro livro de Albert Cossery publicado pela primeira vez 1927, no Cairo. Çoletânea de histórias que falam sobre os temas preferidos do autor ao longo de sua obra, o despojamento, o poder, o ódio ao trabalho, a militância.
Uma Ambição no Deserto
Ed. Antígona- 2002 A fim de chamar a atenção para seu país que vive um momento muito difícil de extrema penúria e miséria, o Xeque Ben kadem, Primeiro Ministro resolve colocar resolve colocar em pratica uma idéia mirabolante de inventar atentados à bomba. Para isso tira da prisão Shaat, um jovem aventureiro preso por comercio ilegal de ouro. Shaat,fabrica as bombas que serão detonadas por Mohi filho do Xegue. A situação foge ao controle do Primeiro Ministro e seu filho é uma das vítimas de um atentado. No meio disso tudo um aristocrata inteligente cético e cheio de preguiça assiste a tudo.
Conversas com Corssery
Ed. Antígona- 2002 Registro de uma conversa de Alberty Corssey com Michel Mitrani, onde ele fala de sua vida, suas ideias e seus amigos ao longo da vida.
Fonte:Wikipédia
Ao Carlos que me iniciou neste mestre.

1 comentário:

Anónimo disse...

Merecido e pertinente post, que realça o valor deste autor, há pouco desaparecido. Homenagem muito merecida.