
A História desenrola-se num futuro alternativo, onde os Super-heróis ou trabalham para o governo dos Estados Unidos ou estão proibidos de desenvolver actividades. Batman está retirado há 10 anos e retorna à actividade, para combater uma “gang” de adolescentes chamada de “mutantes”. O seu retorno lança questões sobre a legitimidade dos super-heróis e força o governo dos Estados Unidos a enviar Super-homem para suspender a sua actividade por qualquer meio necessário.
Esta B. D. introduz um Batman psicologicamente “negro”, cheio de fantasmas e obsessivo.
Quando da sua publicação, The Dark Knight Returns chamou a atenção de toda a indústria de Banda Desenhada e ajudou a introduzir uma era de histórias criadas para adultos no mundo fantasioso dos super-heróis, chamando a atenção dos órgãos de comunicação social para um género que até então era considerado entretenimento infantil.
Considera-se que esta história, assim com Watchmen, de Alan Moore (publicada no mesmo ano) e Maus, de Art Spiegelman (1988), teria ajudado a elevar o meio da banda desenhada a um nível mais maduro de literatura.
Sem comentários:
Enviar um comentário