Toda a gente conhece a Guernica, um painel pintado a óleo com 782 x351 cm, que Pablo Picasso apresentou em 1937 na Exposição Internacional de Paris. A tela, a preto e branco, representa o bombardeamento sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 e está actualmente exposta no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, Madrid. O pintor, que morava em Paris na altura, soube do massacre pelos jornais e pintou as pessoas, animais e edifícios destruídos pela força aérea nazi tal como os viu na sua imaginação. Agora uma artista nova-iorquina, Lena Gieseke, que domina as mais modernas técnicas de infografia digital, decidiu propor uma versão 3D da célebre obra e colocá-la na net em forma de um vídeo. O resultado é fascinante e permite visualizar detalhes que passariam despercebidos. Esta técnica inovadora revela-se um instrumento poderoso para compreender melhor a forma de trabalhar do pintor e até o modo como funcionava a sua imaginação.
(com um especial agradecimento à autora da ideia do post)
9 comentários:
Fabuloso é o correcto anúncio para a maravilha que se vê. Uma técnica interessantíssima, muito bem apanhada. òptimo.
Sem dúvida que é algo maravilhoso.
Sem dúvida, mesmo. Sem qualquer dúvida!
Lindo....certas coisas nem sequer estão em discussão. Esta é uma delas. Fabuloso e Absoluto. Obrigado.
É difícil dizer outras palavras pois o que se vê é de uma originalidade e novidade artística que nos deixam de boca aberta.
É formidável!
Não cansa ver. É de uma beleza, porque de uma fabulosa originalidade, que ficamos boquiabertos: como alguém teve a ideia e depois foi capaz de executar com esta perfeição. Maravilhoso.
Renovo os (anónimos) agradecimentos à autora da ideia. Sem qualquer dúvida, é uma obra lindíssima e uma ideia fantática.
Maravilhoso mesmo. Grande ideia, grande post.
Enviar um comentário